Os vereadores terão até o final de novembro para propor emendas

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou, nesta quarta-feira, a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O evento, realizado no Plenário Sebastião Bruno Ferreira, reuniu vereadores, representantes da prefeitura, secretários municipais e moradores, em um esforço coletivo para traçar as diretrizes que guiarão os investimentos públicos nos próximos quatro anos. A Audiência foi conduzida pelo vereador Clevis Criatura, relator da Comissão de Finanças, orçamento e Fiscalização da Câmara, que recebeu a palavra para condução dos trabalhos após abertura feita pelo Presidente da Casa, Flávio Gomes. Com foco na diversificação econômica e na sustentabilidade, as discussões apontaram os desafios de uma cidade dependente da mineração, mas repleta de potencial para o desenvolvimento.
A audiência, obrigatória pela Lei de Responsabilidade Fiscal e prevista na Constituição Federal, serve como plataforma para a apresentação inicial do projeto de lei do PPA, enviado pelo Executivo municipal. Segundo dados preliminares divulgados pela Secretaria de Planejamento, o plano prevê um orçamento projetado que se mantém estável em torno de R$ 2,1 bilhões anuais, similar às estimativas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, apesar das flutuações no mercado global de commodities – principal motor da economia local, impulsionada pela extração de ferro.
O Plano Estratégico “Canaã dos Nossos Sonhos”, lançado em 2024 e a participação Popular através de audiências públicas e por canais na internet servirá de base para o PPA e foi apresentado, na Tribuna, pelo Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento, José Luiz dos Santos. A iniciativa visa reduzir a dependência da mineração, promovendo setores como agronegócio sustentável, turismo ecológico e inovação tecnológica. A Secretária de Planejamento, Barbara Andrade, esclareceu a estruturação do PPA: “A estrutura do PPA não é por secretaria. Ele é por área temática, ações, metas. Dentro da versão que será colocada no Portal da Transparência vai haver a identificação por secretaria.
Após os debates, o Projeto de Lei do PPA seguirá para análise detalhada na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Os vereadores terão até o final de novembro para propor emendas, com votação prevista para dezembro, atendendo ao prazo constitucional de aprovação até o encerramento do primeiro ano do mandato.
Fonte: Ascom