Círio Fluvial promete emoção e fé com 50 mil participantes e 400 embarcações.
sábado, 11/10/2025, 08:46
- Atualizado 11/10/2025, 08:50
- Autor: Lucas Quirino
A quarta romaria oficial do Círio de Nazaré e a segunda deste sábado (11), o Círio Fluvial | Reprodução
Neste sábado (11), o coração de Belém bate mais forte ao som das orações, das canções marianas e do ronco dos motores que conduzem uma multidão pelas águas da Baía do Guajará. Em meio a uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, une fé e tradição que se entrelaçam em um espetáculo único.
A quarta romaria oficial do Círio de Nazaré e a segunda deste sábado (11), o Círio Fluvial, promete emocionar fiéis e espectadores ao transformar as águas da Baía do Guajará em um verdadeiro rio de fé. A tradicional procissão aquática, que integra a programação oficial do Círio desde 1986, leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em um trajeto de aproximadamente duas horas, saindo do Trapiche de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas, em Belém.
Este ano, a romaria contará com a participação de cerca de 50 mil pessoas e mais de 400 embarcações. A bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil — responsável também pela segurança e organização da procissão —, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida por cerca de 10 milhas náuticas, o equivalente a 18,5 km.
Para garantir a segurança dos participantes, apenas embarcações previamente cadastradas, identificadas com adesivos e bandeiras fornecidas pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), poderão acompanhar o cortejo. O uso de coletes salva-vidas será obrigatório para todos os tripulantes, e as embarcações passarão por uma rigorosa fiscalização.
Além da devoção, a criatividade também terá espaço na romaria. Um concurso avaliará itens como ornamentação religiosa, postura da tripulação, cumprimento das regras de segurança e navegação adequada. A proposta é incentivar não apenas a fé, mas também o respeito às normas e à tradição.
Ao final do percurso, a chegada da Imagem Peregrina na Escadinha da Estação das Docas será marcada por uma cerimônia especial com honras de Chefe de Estado, conduzida pela Polícia Militar. Essa homenagem ocorre desde 1999, em cumprimento à Lei Estadual nº 4.371/1971, que reconhece Nossa Senhora de Nazaré como Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
Considerado um dos momentos mais belos e simbólicos, o Círio Fluvial representa não apenas uma manifestação de fé, mas também uma profunda conexão entre o povo paraense e suas águas, reafirmando a identidade religiosa e cultural da região amazônica.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editorConteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.