Comentário de internauta paulista sobre Círio de Nazaré gera revolta: ‘Povo de Belém é carente de atração cultural’

há 1 semana 21
Anuncio Só MP3 Top
(Reprodução/X)

Uma publicação feita por um internauta paulista gerou polêmica e revolta nas redes sociais no último domingo (12). O usuário, ao comentar sobre a grandiosidade do Círio de Nazaré 2025, minimizou a celebração e escreveu: “Esse povo de Belém do Pará é meio carente de atração cultural né? Qualquer evento lá 2 milhões de pessoas nas ruas. Acho que se tiver um show do Porquinho da Paulista vai emocionar.”

O comentário, publicado na plataforma X (antigo Twitter), rapidamente viralizou e provocou uma onda de críticas, principalmente de internautas paraenses, que acusaram o autor de preconceito e desconhecimento sobre a cultura amazônica.

Outros usuários da mesma região seguiram a linha do comentário, chegando a afirmar que os paraenses são “sem noção” e que a culinária local seria “mato aguado”, em referência à maniçoba, prato típico das festividades do Círio. “Sim, o povo lá é carente de tudo. A cultura é fofocar a vida alheia. Briga entre Remo vs Paysandu (que no máximo chegam só até a Série B). E levam mais a sério religião do que ciência”, disse outro internauta.

As postagens ofensivas provocaram uma reação em cadeia de defesa da cultura paraense. “’Qualquer evento’… o Círio sendo o maior evento religioso do BRASIL”, respondeu uma usuária. “Paulista dizendo que Belém é carente de cultura kkkkkk qual é a cultura de SP?”, ironizou outro.

O Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A procissão deste ano reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas em um percurso de 3,6 km pelas ruas de Belém, reafirmando a devoção e a força da fé mariana no estado do Pará.

Ler artigo completo