Não é de hoje que as caravanas de prefeitos que chegam ao Palácio do Governo, em Belém, são recebidas pessoalmente por Hana Ghassan. A vice-governadora do Pará tem se destacado pela habilidade de diálogo e pela proximidade com os gestores municipais, um estilo político que reforça a presença do governo estadual em todas as regiões do Pará.
Hana, ao lado do governador Helder Barbalho, tem mantido uma rotina intensa de viagens pelo estado. O roteiro inclui visitas a obras, inaugurações e reuniões com lideranças locais. Essa atuação constante tem contribuído para consolidar um novo cenário político: um Pará mais integrado e menos suscetível às antigas discussões sobre divisão territorial, que por anos mobilizaram debates sobre a criação de novos estados.
A estratégia de presença territorial adotada por Helder e Hana reforça a imagem de um governo que “chega junto” aos municípios e, ao mesmo tempo, amplia o capital político da vice-governadora. Sua postura dialogante, firme e técnica tem rendido elogios até de prefeitos de diferentes espectros partidários.
Nesta semana, Hana recebeu no Palácio o prefeito de Marabá, Toni Cunha. O encontro, segundo fontes, teve tom produtivo e sinalizou avanços em pautas urbanísticas, entre elas a transformação da área em frente ao terminal rodoviário de Marabá.
Com essa aproximação constante com os municípios e uma atuação política pautada no diálogo e na presença, Hana Ghassan se consolida como uma das figuras mais ativas e influentes do governo Helder Barbalho e uma liderança que começa a ser vista como peça-chave no futuro político do Pará.