Nesta quarta-feira (15), a influenciadora Kéfera falou sobre os impactos emocionais de estar exposta na internet. Com 15 anos de carreira, a youtuber comentou sobre ataques online e os efeitos negativos na saúde mental, destacando experiências desde o início de seu canal.
Nesta quarta-feira (15), Kéfera se manifestou sobre as críticas que vem recebendo nos últimos dias, após publicar um vídeo em que aborda as consequências de se expor na internet desde a adolescência. Em uma sequência de desabafos nos stories, a influenciadora compartilhou prints de mensagens de ódio e explicou o que quis transmitir no conteúdo.
“Quem você era aos 17 anos? E o que você seria se tivesse uma câmera acompanhando cada passo seu durante toda a sua juventude? Como é que você acha que o mundo te veria se aos 17, 18 anos você falasse exatamente tudo o que você pensa para milhões de pessoas?”, questionou, no vídeo publicado na segunda-feira (13).
Na reflexão, Kéfera afirmou que era só “uma adolescente” compartilhando sua vida com os seguidores: “Eu cresci na internet, então na minha cabeça era como se cada seguidor fosse um melhor amigo. E eu não queria esconder nada dos meus melhores amigos. Obviamente, eu já falei muita besteira, eu era uma adolescente. Mas de alguma forma, o mundo esperava que eu fosse um exemplo, madura e perfeita. Mas eu era só uma adolescente usando uma câmera como um diário. Como você teria se saído no meu lugar?”. Veja:
Kéfera posta vídeo refletindo sobre como foi crescer na frente das câmeras:
“Como você teria se saído no meu lugar?” pic.twitter.com/K7Jx0a6mU9
— QG do POP (@QGdoPOP) October 13, 2025
O conteúdo, no entanto, não foi bem recebido pela web. A youtuber acabou recebendo uma enxurrada de críticas. “As câmeras que ela mesma ligou”, ironizou um perfil. “A Kéfera tentando emular uma emocionante reflexão joutjoutiana, mas o chão de fábrica do Twitter já enquadrou o vídeo da querida no museu do holocausto”, escreveu outra pessoa, se referindo à youtuber Jout Jout, famosa por seus vídeos mais profundos. “A Kéfera fala como se fosse a Maísa. Amor, você que escolhia a hora de ligar a câmera, o que ia ao ar e quando”, comentou uma internauta, a comparando com a estrela mirim da TV.
a kefera tentando emular uma emocionante reflexão joutjoutiana mas o chão de fábrica do twitter já enquadrou o vídeo da querida no museu do holocausto
— fill (@fillcarvalho) October 14, 2025
as câmeras que ela mesma ligou pic.twitter.com/heEfUM2PB3
— ☁︎ (@journxlsg) October 14, 2025
A Kéfera fala como se ela fosse a Maísa 😭
amor, vc que escolhia a hora de ligar a câmera, o que ia pro ar e quando https://t.co/WTM7Q2ShWu
— Jay Mello 👁️ (@eajaymello) October 14, 2025
acho tão ridículo as pessoas ficarem milionárias fazendo vídeos, pra dps fazer video reclamando sobre ter sua vida assistida (e monetizar com ele)
porra, vai trabalhar de caixa de supermercado então caralho, fode não kefera https://t.co/VyfSGEGvjQ
— mel roba cena (@megrassmann) October 14, 2025
Kéfera Buchmann agindo com se fosse uma estrela do disney channel, sendo que ela ligou as câmeras e decidiu ter um canal kjkjkjkjkjjkjjk https://t.co/xMBUcoRuJf
— RAFA 🪽 (@rcbxxz) October 15, 2025
-> ela ligava a câmera
-> ela falava o que ela queria
-> ela editava
-> ela postava https://t.co/eNQKs4VOCw pic.twitter.com/XsA82i8c8E
— carmed sabor uranio enriquecido (@arrobafurtado) October 14, 2025
Após os comentários negativos, a influenciadora rebateu. “Sim, gente, eu sei que fui eu que liguei a câmera, eu inclusive falo isso no vídeo. Isso foi uma escolha que me trouxe muita coisa boa. Principalmente, me proporcionou mudar a vida de toda a minha família. Mas, isso teve consequências”, ponderou.
Kéfera recordou o começo de seu canal no Youtube “5inco Minutos”, criado em 2010, quando ela tinha 17 anos: “Na época em que comecei o meu canal no YouTube, eu fui uma das primeiras. A gente não sabia exatamente a dimensão da internet”.
Ao longo do texto, a youtuber destacou que o ódio recebido nas redes foi o que mais abalou sua saúde mental. “O problema que afetou muito a minha percepção de mim mesma, a minha saúde mental, e não só a minha, afeta a saúde mental de muita gente. A gente não escolheu ser massacrado diariamente com comentários extremamente agressivos de pessoas que a gente nunca viu na vida”, desabafou.
Entre os exemplos mostrados por ela estavam comentários como: “Cara, eu odeio a Kéfera simplesmente sem motivo, eu não aguento a cara dela”; “Pronto, lá vem a nova crise dessa bipolar não tratada”; “Essa moça é mongoloide” e “Que você queime no inferno”.
Continua depois da Publicidade
Indignada, Kéfera questionou o público sobre a banalização da violência virtual: “Vocês têm noção de quanta gente já foi completamente destruída pela internet? Quantas pessoas vão ter que vir aqui falar que isso dói para vocês pararem? Isso dói. Vocês precisam entender de uma vez por todas que não existem pessoas públicas. Pessoas são pessoas. Eu sou uma pessoa”.

Por fim, a influenciadora contou que pensou muito antes de fazer o desabafo. “Eu pensei muito antes de postar esses stories, porque tem muita gente que vai dizer que isso é drama. Mas, galera, ser xingado há 15 anos diariamente é foda. Não dá pra entender?”, concluiu.
Confira a íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques