Parauapebas se prepara para iniciar os atendimentos do programa Reforma Casa Brasil

há 15 horas 4

Os servidores da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) participaram, nesta sexta-feira, 31, de uma capacitação sobre o programa habitacional Reforma Casa Brasil, iniciativa do Governo Federal que visa facilitar o acesso a crédito com juros baixos para reformas, ampliações e adequações de moradias em todo o país.

O programa tem como objetivo assegurar o direito à moradia digna, promover inclusão social e urbana e movimentar a economia por meio da geração de emprego e renda na cadeia da construção civil.

A capacitação foi voltada aos atendentes do Setor de Cadastro e dos Centros Comunitários, que serão responsáveis por orientar a população e auxiliar as famílias mais vulneráveis na realização do cadastro para acesso ao benefício.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Wilson Araújo, o treinamento é fundamental para que os servidores estejam preparados para atender com qualidade e garantir que mais moradores de Parauapebas possam se beneficiar do programa. “A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Sehab, vai acompanhar de perto todo o processo, ajudando o cidadão no passo a passo, para que ele consiga acessar o crédito e reformar sua residência com segurança e tranquilidade”, destacou o secretário.

Os atendimentos à população terão início nesta segunda-feira, 3, no Setor de Cadastro e Atendimento da Sehab, localizado na rua Cristo Rei, n 9, Rio Verde, e nos Centros Comunitários localizados na avenida salobo s/n, no bairro Nova Carajás, e na rua II do Residencial Alto Bonito, onde os servidores estarão à disposição para esclarecer dúvidas e prestar apoio no cadastramento.

Programa Reforma Casa Brasil

Voltado para famílias com renda mensal de até R$ 9.600, o programa permite o uso do crédito para compra de materiais, pagamento de mão de obra e serviços técnicos. As solicitações podem ser feitas pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, de forma simplificada e digital.

Após a análise e aprovação do crédito, 90% do valor é liberado antecipadamente e os 10% restantes são depositados após o envio de fotos comprovando a conclusão da obra.

A Prefeitura de Parauapebas reforça seu compromisso em ampliar o acesso à moradia digna e fortalecer as políticas públicas voltadas à habitação no município.

Reportagem e fotos: Rayssa Pajeú

Ler artigo completo