A Vale (VALE3) divulgou seu Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre de 2025 nesta terça-feira (21), destacando o desempenho positivo do projeto S11D, que alcançou sua maior produção para um terceiro trimestre, com 23,6 milhões de toneladas 1,5 milhão a mais que no mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado por melhorias contínuas no desempenho operacional e na confiabilidade dos ativos do complexo minerador, localizado em Canaã dos Carajás (PA).
O avanço no S11D ajudou a compensar a menor produção registrada em Serra Norte, que teve retração de 1,5 milhão de toneladas no comparativo anual. A queda, segundo a companhia, já era esperada e está relacionada à menor disponibilidade de run-of-mine (minério bruto). Parte desse impacto, no entanto, foi reduzida pelos efeitos positivos do ajuste no portfólio de produtos dentro do plano de lavra.
Com o desempenho robusto de S11D, a Vale reforça sua estratégia de otimizar a eficiência das operações e manter a estabilidade produtiva em um cenário de ajustes regionais e desafios logísticos na cadeia mineral da região de Carajás.