Durante o mês de outubro, o Centro de Especialidades Integradas (CEI) “Dr. Antônio Gonçalves Pinheiro”, principal porta de entrada para atendimentos de média e alta complexidade na saúde pública de Marabá, intensificou os atendimentos relacionados à campanha Outubro Rosa, com horários estendidos até as 22h. Só neste mês, foram cerca de 700 exames de mamografia realizados, reforçando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A dona de casa Joana Balúcia, 59 anos, é uma das pacientes beneficiadas com o atendimento no CEI e celebra a mudança:
Joana Balúcia, 59 anos, paciente
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Antes eu precisava ir até Araguaína para tratar o câncer. Agora faço tudo aqui em Marabá, com a mastologista. Fui muito bem atendida e tudo aconteceu de forma rápida. Espero que continue assim, porque é bom para todos nós que buscamos tratamento contra o câncer”, comenta.
Papel estratégico
O CEIé vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), e desempenha um papel estratégico no atendimento de pacientes eletivos, ou seja, aqueles que passam por agendamento prévio.
Localizado no bairro Amapá, o Centro também conta com diversos outros especialistas, que recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre as especialidades disponíveis estão: clínica geral, cardiologia, otorrinolaringologia, pediatria, nutrição, neurologia, ginecologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dermatologia, urologia, psiquiatria e mastologia, entre outras.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PADe janeiro a setembro deste ano, o Centro já realizou 15.057 atendimentos de Marabá e de mais 10 municípios vizinhos.
Segundo o gerente do CEI, Riques Roberto Rodrigues, o funcionamento do serviço segue um fluxo organizado e regulado pelas UBS.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“O CEI atende ao seguinte fluxo: todo paciente precisa vir encaminhado de sua base, a Unidade Básica de Saúde. O clínico geral avalia a necessidade de acompanhamento com um especialista e, caso necessário, o encaminhamento é feito via sistema de regulação. Antes, muitos pacientes precisavam ir para fora de Marabá, mas com o CEI é possível realizar o tratamento aqui mesmo”, explica.
Além das consultas especializadas, o Centro dispõe de farmácia própria, que atende exclusivamente aos pacientes acompanhados na unidade. O espaço também fornece fórmulas de leite materno especiais para recém-nascidos com alergia alimentar.
O CEI ainda realiza atendimentos e exames pré-operatórios, como o eletrocardiograma, fundamental para avaliação do risco cirúrgico de pacientes em procedimentos no Hospital Municipal ou em outras unidades de referência.
Para o coordenador do DMAC, Thomas Couto, o CEI é hoje uma peça central na estrutura da saúde pública do município:
Thomas Couto,coordenador do DMAC
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“O Centro de Especialidades é o pilar da saúde pública em Marabá. Todos os pacientes eletivos que vêm das unidades básicas passam por aqui, seja para atendimento direto, encaminhamento ao Hospital Regional ou via TFD. Estamos em processo de renovação de equipamentos, novos mamógrafos, aparelhos de Raio-X e ultrassonografia, o que trará diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes”, destaca.
Telemedicina: tecnologia que aproxima especialistas
O CEI também conta com o Programa de Telemedicina, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Saúde Digital da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sediada em Belém. O serviço funciona três vezes por semana em uma sala equipada para consultas virtuais, com acompanhamento presencial de um clínico geral.
As especialidades ofertadas por telemedicina incluem cardiologia, neurologia adulta, dermatologia e ortopedia, e somam cerca de 40 consultas por semana.
De acordo com Allen Lisboa, coordenadora do programa, o projeto tem ampliado o acesso da população aos especialistas.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“O Programa vem para apoiar o município, com o objetivo de ampliar os atendimentos especializados. Essa parceria tem sido muito positiva para Marabá”, afirma.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post Saúde: Com horário estendido, CEI realiza mais de 700 mamografias em outubro appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Mp3
Baixar Cds
há 5 horas
4








English (US) ·
Portuguese (BR) ·