Uruguai aprova lei que legaliza a eutanásia e se torna 1º país na América Latina

há 6 dias 11
Anuncio Só MP3 Top

Nesta quarta-feira (15/10), o Senado do Uruguai aprovou uma lei que legaliza a eutanásia sob determinadas condições. A decisão foi aceita por ampla maioria e tornou tornando o país o pioneiro na América Latina a concordar com a medida por meio de legislação.

A lei foi nomeada de “Morte Digna” e recebeu 20 votos favoráveis entre 31 parlamentares presentes. Fora o Uruguai, apenas Colômbia e Equador haviam despenalizado a eutanásia, mas por decisões judiciais — não por aprovação direta do Parlamento.

Veja as fotos

Abrir em tela cheia
Luis Suárez foi bastante homenageado em sua despedida da seleção uruguaia (Reprodução)
Luis Suárez foi bastante homenageado em sua despedida da seleção uruguaia (Reprodução)
Reprodução
Uruguai aprova lei que legaliza a eutanásiaReprodução
Reprodução
Uruguai aprova lei que legaliza a eutanásiaReprodução
Voltar Próximo

Segundo a decisão do plenário, os pacientes em estado terminal, com doenças incuráveis ou sofrimento insuportável, solicitar ajuda médica para encerrar a própria vida. O pedido deve ser feito por escrito, com avaliações prévias e garantias jurídicas para médicos e pacientes.

Entre os requisitos para ter acesso à eutanásia, estão: ser maior de idade, cidadão ou residente no país, estar psiquicamente apto e em fase terminal de doença incurável ou de sofrimento extremo com grave deterioração da qualidade de vida.

A Igreja Católica se pronunciou sobre a norma e afirmou “tristeza” com a aprovação. Mais de dez organizações civis se declararam contrárias à redação final, considerando-a “deficiente e perigosa”. Ainda assim, o governo uruguaio pontuou a decisão um marco histórico no avanço dos direitos individuais na região.

Ler artigo completo