Família de Fofão se manifesta e aponta motivo de confusão com Vittor Fernando por fantasia: ‘Achamos desrespeito’ Família de Fofão se manifesta e aponta motivo de confusão com Vittor Fernando por fantasia: ‘Achamos desrespeito’

há 8 horas 2
Anuncio Só MP3 Top

O influenciador Vittor Fernando afirmou ter sido ameaçado pela família de Orival Pessini, criador de Fofão, após usar o personagem em uma fantasia de Halloween. Os representantes do artista negaram as acusações e esclareceram o ocorrido em nota ao hugogloss.com.

Nesta terça-feira (21), o influenciador Vittor Fernando afirmou ter sido ameaçado de processo pelos familiares de Orival Pessini, criador e intérprete do icônico personagem Fofão, que inspirou sua fantasia de Halloween. Após a repercussão, a família se pronunciou e esclareceu o episódio em conversa com o hugogloss.com.

O influencer chamou atenção nas redes sociais após deletar todas as fotos e vídeos da fantasia, criada para um baile de Halloween no último sábado (18). Em vídeo, Vittor contou que sua intenção era homenagear Fofão e Pessini, mas relatou ter recebido mensagens com ameaças de processo por parte da família do artista.

Em nota ao hugogloss.com, João de Paula, representante de Álvaro Gomes, herdeiro de Pessini, negou qualquer tom hostil na conversa com o influenciador. “Nós não o ameaçamos, só pedimos para retirar o vídeo no qual o personagem está bebendo e fumando”, declarou.

João explicou ainda que o pedido se deu por conta do uso indevido da imagem: “O vídeo teve um boa produção e assim, em determinados festivais, ele já configura como curta-metragem. Porém a questão maior não foi essa, o que achamos desrespeito foi o modo de como ele expôs a figura do personagem em um audiovisual sem quaisquer liberação legal. Então pedimos amigavelmente que fosse retirado esse vídeo em questão”.

O representante também afirmou que a família não solicitou a exclusão de todos os conteúdos do influenciador. “A decisão dele tirar todos os demais conteúdos que ele produziu foi atitude dele. E outra, nós não proibidos ou saímos caçando quem se fantasia de Fofão, a própria Carreta Furacão fez algo parecido até que entramos em um acordo”, pontuou.

João se refere à ação movida em 2024 contra a Carreta Furacão, por uso indevido de uma versão inspirada em Fofão, chamada Fonfon. Na ocasião, o Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu o grupo de explorar a imagem do personagem e determinou o pagamento de R$ 70 mil em indenização por danos morais à família de Pessini. A decisão foi mantida pela 2ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, em julho de 2024.

Sobre o episódio com Vittor, João concluiu: “A situação é simples, se fosse algum personagem da Turma da Mônica, será que a empresa MS não iria se manifestar? Ver seus personagens sendo usados de uma forma pejorativa em um vídeo? Foi só isso”.

Continua depois da Publicidade

O representante também compartilhou com o hugogloss.com, o conteúdo da mensagem enviada a Vittor Fernando: “Venho por meio desta, a pedido do representante da marca “FOFAO”, o Sr. Alvaro Gomes, e do filho do saudoso ator Orival Pessini, detentor dos direitos sobre a marca e o personagem, solicitar de forma amigável que seja retirado do ar, o vídeo postado com o personagem Fofão. Ressaltamos que o senhor não possui autorização legal para utilizar a imagem do personagem em qualquer tipo de apresentação, seja audiovisual ou espetacular”.

O comunicado segue: “O uso do personagem só é permitido mediante solicitação formal e autorização prévia. Caso este pedido não seja atendido, seremos obrigados a adotar as medidas judiciais cabíveis, incluindo a imposição de multa por uso indevido de propriedade intelectual de terceiros”.

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

Em vídeo publicado nesta terça-feira (21), Vittor Fernando explicou o motivo de ter retirado da web todos os conteúdos envolvendo sua fantasia de Halloween. O tema da festa era “A Máquina do Tempo”, e o influenciador quis homenagear o ícone dos anos 1980. No entanto, a escolha acabou levando a família de Orival Pessini a contatá-lo.

“Fiz muita pesquisa, tanto sobre o personagem como sobre quem interpretou o personagem — um ator genial — e também sobre os direitos autorais, porque eu sabia que era um personagem brasileiro e que provavelmente alguém teria esses direitos. Entendendo isso, eu não usei o personagem pra nenhum fim lucrativo, porque eu sabia que não podia”, explicou.

Segundo ele, marcas chegaram a procurá-lo para parcerias relacionadas à fantasia, mas ele recusou. “Neguei várias sondagens de publicidade de marcas que estavam querendo ativar comigo, porque eu sabia que estava fazendo um personagem que tem direitos autorais e que eu não poderia ganhar dinheiro em cima disso. Porém, eu poderia me fantasiar pra curtir e me divertir, como qualquer outra pessoa pode se fantasiar de qualquer personagem, como a gente sempre faz, né? Inclusive, praticamente todo mundo tava fantasiado de algum personagem”, ressaltou.

Vittor Fernando se fantasia de Fofão Assassino para o Halloween da Sephora. pic.twitter.com/8wVB0nMpkI

— poponze (@poponze) October 18, 2025

Continua depois da Publicidade

Contudo, após publicar o vídeo com a fantasia completa, o influenciador relatou ter recebido ameaças. “Comecei a receber várias mensagens na DM, no e-mail… Meus empresários também começaram a receber várias mensagens. Os profissionais que trabalharam comigo desenvolvendo essa fantasia também receberam inúmeras mensagens com ameaça de processo, dizendo que, se não retirasse o conteúdo, a gente seria processado e tudo mais. Teve postagens também, que depois apagaram, mas chegaram a postar falando sobre o assunto”, contou.

Sem citar nomes, Vittor disse ter se sentido exposto antes mesmo de conseguir entender o que estava acontecendo: “Dito isso, eu poderia simplesmente dizer ‘não, não vou apagar’, porque eu não cometi nenhum crime. Existe também a liberdade de você poder se fantasiar de qualquer coisa que quiser. Eu seria processado e não necessariamente perderia esse processo, mas eu não quero ter que ficar me desgastando com isso. Foi só uma fantasia de Halloween. Então, preferi apagar tudo e encerrar esse assunto“.

Assista ao desabafo completo abaixo:

Após sucesso em festa de Halloween, Vittor Fernando é ameaçado de processo por família de Fofão pic.twitter.com/F010xcQB7r

— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) October 21, 2025

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo