Criminosos invadiram o Museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo (19) – madrugada no horário de Brasília. Segundo a polícia local, eles roubaram joias históricas da monarquia francesa que pertenceram à imperatriz Maria Luísa, segunda esposa de Napoleão Bonaparte. O museu ficará fechado para o público ao longo do dia.
As autoridades informaram que, ao todo, nove peças da coleção de Napoleão e da imperatriz foram levadas da Galeria de Apolo. O espaço abriga itens valiosos, como pedras preciosas e diamantes da coroa.
O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, por sua vez, indicou que os criminosos roubaram duas coroas, um colar, um par de brincos, um conjunto de colar e brincos e um broche, sendo estas joias “de um valor inestimável”.
Nuñez acrescentou que a operação foi realizada em “sete minutos”, e os ladrões fugiram em uma scooter, também localizada horas depois do crime. “Eles claramente fizeram um reconhecimento prévio. Parecem muito experientes (…) Houve um arrombamento importante. São joias que são um patrimônio mundial e tem um valor inestimável. Temos esperança de pegar os autores rapidamente”, afirmou o ministro.

Continua depois da Publicidade
Estima-se que a ação tenha sido executada por “três ou quatro criminosos”, declarou Nuñez. Eles estavam armados e portavam também pequenas motosserras. Conforme o Ministério do Interior, por volta das 9h30 (no horário local; 4h30 no horário de Brasília), vários invasores arrombaram uma das janelas do museu.
A quadrilha conseguiu acessar o local por um canteiro de obras pela fachada voltada para o Rio Sena, e pegou um elevador de carga para ir diretamente para a Galeria de Apolo. A polícia relatou que dois homens entraram na galeria, enquanto um terceiro esperou do lado de fora.
Continua depois da Publicidade
Trabalhos forenses estão em andamento e um inventário dos objetos roubados está sendo elaborado. O Ministério Público de Paris também determinou uma investigação sobre o caso. Segundo a ministra da Cultura da França, Rachida Dati, não houve feridos.
Já o jornal francês “Le Parisien” comunicou que a coroa da imperatriz Eugênia – com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas – foi uma das joias levadas e, posteriormente, encontrada do lado de fora do Louvre. Ainda de acordo com a publicação, a peça foi danificada. Outro item, ainda não revelado, também foi recuperado.
O único pronunciamento do Museu do Louvre ocorreu em seu perfil no X para deixar um aviso à população e turistas: “O Museu do Louvre permanecerá fechado hoje por motivos excepcionais”.
⚠️🇫🇷 Le musée du Louvre restera fermé aujourd’hui pour raisons exceptionnelles.
∴
⚠️🌍 The Musée du Louvre will remain closed today for exceptional reasons. pic.twitter.com/bFY1hRaW5k
— Musée du Louvre (@MuseeLouvre) October 19, 2025
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques