Dennis Carvalho, diretor da primeira versão de Vale Tudo (1988), comentou o mistério do assassinato de Odete Roitman (Debora Bloch). Ele apontou Afonso (Humberto Carrão) como possível culpado e relembrou os bastidores do sigilo e das gravações do último capítulo da novela original.
Mais de três décadas depois de comandar os bastidores de “Vale Tudo“, Dennis Carvalho voltou a comentar o mistério que marcou a história da televisão brasileira. Diretor-geral da primeira versão da novela da Globo, exibida em 1988, ele surpreendeu ao apontar um possível culpado pelo assassinato de Odete Roitman (Debora Bloch) no remake.
Para o profissional, o crime pode ter sido cometido por Afonso (Humberto Carrão), filho da empresária. “Afonso. Para mim, ele é o assassino”, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo. Dennis explicou que, desta vez, conseguiu assistir à novela com calma e elogiou o trabalho de Debora como a temida vilã.
O diretor aproveitou para relembrar o esquema rigoroso de sigilo no final da primeira versão. Na época, Marco Aurélio, interpretado por Reginaldo Faria, seria o responsável pelo disparo que tiraria a vida da personagem. No entanto, o nome vazou antes da exibição do último capítulo, forçando uma reviravolta de última hora.

O motivo da mudança também foi preservar o mistério que mobilizava o público a participar de um concurso promovido por uma marca de alimentos. Na época, a empresa ofereceu cinco milhões de cruzados a quem acertasse o nome do assassino.
O diretor contou que Gilberto Braga (1945–2021), autor da novela, teve de agir rapidamente: “Uma semana antes do final, o Gilberto me falou: ‘Quem é que tem cara de louca no elenco?’. A Cassia [Kis, intérprete de Leila na época], claro, eu respondi. ‘Então é ela que vai matar’, ele me disse”.
Continua depois da Publicidade
A revelação foi feita em um clima de total segredo. Carvalho convocou o elenco para o estúdio e só revelou o nome da assassina na hora. “Convoquei todo o elenco, fomos para o estúdio às 9h e fiz uma brincadeira, falando, solenemente: ‘vou revelar quem matou Odete Roitman’. Quando anunciei Cassia Kis, foram só aplausos. O pessoal foi para casa e começamos a gravar do zero às 13h”, recordou.

Oficialmente, os cinco principais suspeitos do assassinato de Odete são: César (Cauã Reymond), Heleninha (Paolla Oliveira), Marco Aurélio (Alexandre Nero), Celina (Malu Galli) e Maria de Fátima (Bella Campos). Ao todo, dez finais diferentes foram gravados. O público só descobrirá a verdade no último capítulo, que vai ao ar nesta sexta-feira (17).
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques