A programação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, chegou ao Hospital Municipal de Marabá (HMM) com atividades de conscientização sobre a doença voltadas para as servidoras do hospital.
Segundo Lícia Souza, diretora administrativa do HMM, o objetivo foi proporcionar um momento que chamasse a atenção do público para a campanha, ressaltando a prevenção, cuidado e valorização da vida junto às servidoras que representam a maior parte do quadro de funcionários do hospital.


“Trouxemos alguns palestrantes, psicólogos, fisioterapeutas e um oncologista, Doutor Rodolfo, que trouxe contribuições em relação à conscientização, sobre prevenção, dados epidemiológicos da doença. O câncer de mama é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres”, ressalta a diretora.
O momento contou também com música, por meio da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), distribuição de material informativo, sorteio de brindes e serviços de massagem e maquiagem.
Segundo o cirurgião oncológico Rodolfo Amoury, a indicação é que as mulheres comecem a fazer mamografia e ultrassom de mama aos 40 anos, mesmo sem ter sintomas, apenas para fazer o rastreio. Nos casos em que a doença apresenta histórico familiar em pacientes jovens, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 30/35 anos.


O médico reforça a relevância do papel exercido pela informação no combate à doença “A informação cura, a informação é muito importante para quando o paciente tem consciência do seu corpo, entende as mudanças do seu corpo e que há necessidade de procurar um apoio médico para ter o diagnóstico precoce. Assim, o paciente se conhecendo, sabendo as alterações, procura mais precocemente o profissional e a chance, quando diagnosticado, é muito maior”, explica.
A programação teve ainda agendamento de consultas e encaminhamento para a realização da mamografia. Para Elis Débora Oliveira, diretora de enfermagem do HMM, a campanha foi idealizada para que as servidoras saibam que seu bem-estar é importante, principalmente para elas mesmas.
“É um momento de valorização em que conseguimos demonstrar para nossas servidoras o quanto elas são importantes não só para a população, mas para elas mesmas, que elas são o seu bem mais precioso e nós precisamos que esse bem precioso esteja bem cuidado para poder propagar o cuidado para o próximo”, afirma.


Apesar de culturalmente as mulheres se preocuparem mais com a saúde, a correria do dia a dia e a prioridade para outras questões podem fazer com que elas deixem de lado o cuidado com a saúde.
Maria Celeste Rodrigues trabalha há 25 anos no HMM e passou pelo tratamento do câncer de mama recentemente. Atualmente, realiza acompanhamento a cada seis meses apenas para fazer o monitoramento.
“O câncer de mama tem cura sendo descoberto logo. Eu passei por esse tratamento. Eu digo que estou curada, graças a Deus, estou bem, me afastei, mas estou bem. O que eu digo às mulheres é: se cuidem, se toquem, não deixem tudo para depois. Tem que, primeiramente, pensar em si. Quando deixamos de pensar em nós, nos esquecemos de nós”, comenta.


Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Outubro Rosa: HMM tem dia D da campanha com palestra e encaminhamentos para mamografia appeared first on Prefeitura de Marabá .